Joaninha

Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, fevereiro 14, 2006

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!

Olá, amiguinhos!!!
Pois é, hoje é o DIA DOS NAMORADOS, mais precisamente DIA DE SÃO VALENTIM!
E porquê este nome? E porquê estar relacionado com o dia dos namorados? Então vai aqui a resposta:
"História de São Valentim
Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados. A Igreja Católica regista pelo menos dois santos com o nome de Valentim. Um seria bispo de Interamna; outro sacerdote em Roma. É possível que se trate do mesmo santo, que terá sido levado em martírio da sua cidade para a capital do Império. Além disso, segundo o “Martirológio Romano”, ambos foram decapitados na Via Flaminia e têm a sua festa a 14 de Fevereiro.
Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados. O Imperador Cláudio II, reconhecendo que os melhores soldados eram solteiros, tinha proibido os mancebos de contraírem matrimónio.
Valentim, ao ousar celebrar casamentos, foi descoberto, preso e condenado à morte por decapitação. Actualmente, a Igreja de Santa Praxedes, em Roma, guarda as relíquias do santo e é um destino de romaria de muitos pares de namorados. Há também referências a um Valentim que, na mesma época, ajudava os Cristãos a fugir da cadeia romana, onde eram muitas vezes torturados."

e ainda...

"Origem do Dia dos Namorados
O dia de São Valentim é fruto da mistura entre tradições pagãs e religião católica. O dia 14 de Fevereiro era, na antiga Roma, um feriado dedicado a Juno, a rainha dos deuses romanos, também conhecida pela deusa das mulheres e dos casamentos.
Outra origem provável para o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro.
Durante estes festejos, chamados de Lupercalia, eram sorteados os nomes das jovens solteiras entre os rapazes candidatos ao namoro. O romance podia ter a duração do festival ou ser mais longo. Muitas vezes os jovens apaixonavam-se e casavam mais tarde. O festival Lupercalia foi mais tarde adaptado pela Igreja cristã, que pretendia abolir as festividades pagãs.
O sorteio dos nomes das raparigas foi sendo substituído por nomes de santos, e o ritual foi “apadrinhado” por São Valentim, que tinha morrido, precisamente, a 14 de Fevereiro de 269 d.C.A data coincidia, também, com o início da época de acasalamento das aves.
O nome “Lupercalia” deriva de “Lupus”, lobo em latim. “Lupercal” era a gruta sagrada onde a loba tinha alimentado os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma.
Todos os anos, a 15 de Fevereiro, os sacerdotes reuniam-se nesta gruta e sacrificavam pequenos animais, tiravam-lhes a pele e tocavam nas pessoas com tiras de pele dos animais, para curar a esterilidade. Daí a associação entre esta altura do ano e o amor/sexo."

Mas eu não vim aqui só para vos explicar a origem do Dia dos Namorados e do Dia de São Valentim. O meu principal objectivo é desejar um feliz dia ao meu mais que tudo: o meu MARIDUXO.

Sim, porque eu não aceito a ideia de que quando nos casamos deixamos de ser namorados. Eu acho que num casamento o namoro deve sempre continuar presente, pois só assim é que o casamento pode resultar e dar frutos.

Por isso, amor desejo-te um dia feliz e quero que saibas que és e serás para sempre o meu eterno namorado.

Obrigada por me aturares e por me fazeres a mulher mais feliz do MUNDO e arredores! Quero que saibas que continuo apaixonada por ti, ainda mais, como no primeiro dia que começámos a namorar.

"CELEBRAÇÃO DO DIA DOS NAMORADOS


Como é tão belo sonhar,
Se estamos apaixonados
E em romance celebrar…
O dia dos namorados!...

Esta data é bem diferente,
Por ter momentos vibrantes,
E ser de amor transigente,
Só dedicado aos amantes.

Dia de amor manifesto,
Que inspira mil emoções,
Em que qualquer simples gesto,
Faz palpitar corações !...

Honras ao introdutor,
Por este dia criar,
Abrindo assim ao amor,
As portas de par em par.

E o coração se arrebata,
De desejos consumados,
Que se afirmam nesta data,
Consagrada aos namorados!...


Autor: Euclides Cavaco/Toronto/Canadá"

No fundo este poema retrata o que realmente dois namorados, quando estão apaixonados, devem sentir um pelo outro: muito amor, muita paixão e um grande fogo no coração!!!

Amo-te muito! E sou louca por ti!!! :)

Jinhos grandes desta tua namorada de sempre e para sempre,

Joaninha

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

 
>