Joaninha

Lilypie 1st Birthday Ticker

quinta-feira, junho 01, 2006

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho

"Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo. Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.

Nunca é demais lembrar, até porque poucas vezes isso tem sido feito, quais os direitos que assistem especificamente às crianças, e que estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas, que tiveram em consideração, entre outras coisas, o indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia Geral desta Organização, que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”.

A ONU reconheceu também que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.”"

É pena que ainda hoje os direitos das crianças não sejam respeitados e que se veja por todo o Mundo crianças com fome, sem casa, maltratadas, no meio de guerras estúpidas das quais não fazem parte, etc....

Às vezes pergunto-me: "Como é que pode haver pessoas tão más, que maltratam seres inocentes e inofensivos como se eles fossem coisas?"

Realmente só se forem pessoas sem coração, porque a criança é o Homem de amanhã e, por isso, deverá ser respeitada e tratada, sempre, com muito amor; porque é o melhor ser que existe na Terra. Pois só ela é inocente, sincera e, sobretudo, está alheia às maldades do Mundo. Tudo para ela é um arco-íris, onde não vê o mal existente no íntimo de alguns seres.

Desculpem ter estado ausente tanto tempo, mas tive com algum trabalho. Mas sendo hoje um dia especial não podia deixá-lo passar. Um viva para todas as crianças deste MUNDO e rezemos para que ele se torne num sítio mais harmonioso e cheio de paz para que as nossas crianças possam viver sempre na alegria e no amor.

Jinhos grandes,

Joaninha

1 Comentários:

  • At 2:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pensei que tinhas desistido do teu
    bloguinho. Fiquei bastante contente com o que escreves-te, não devia haver o dia mundial da criança, mas sim o ano mundial da criança. As grandes culpadas do não cumprimento dos direitos das crianças são as grandes multinacionais que se aproveitam da extrema pobreza de certos países para aí explorarem a mão de obra infantil, penso que não vale a pena falar de nomes já que toda a gente sabe quem são.
    Com isto me despeço jinhos grandes do teu macaquinho.

     

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

 
>